sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Você fala inglês britânico ou americano?

Lembro da época em que comecei a amar a língua inglesa, com cerca de 10, 11 anos. Havia uma separação muito nítida entre inglês britânico e inglês americano. E, é interessante de se perceber que, mesmo com toda a globalização mundial e expansão do idioma, muitos ainda fazem esta pergunta: "Você fala/prefere/ gosta de inglês americano ou britânico?" 
No mundo de hoje - há cerca de 10, 15 anos - já não se diz que existe apenas inglês. Já se diz "INGLESES", no sentido plural da língua mesmo, pois há inúmeros sotaques, ramificações e riquezas culturais dentro do mesmo idioma. Dentro da Inglaterra mesmo, por exemplo, falamos do inglês do norte ou do sul, da Escócia ou da Inglaterra? Você consegue compreender o inglês americano do Texas? Mais diferenças se nota ainda se formos pra outros países, cuja língua oficial é o inglês, como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Africa do Sul e tantos outros países espalhados pelo mundo.
Temos a impressão de que, enquanto brasileiros e não falantes da língua inglesa oficialmente, ou seja, por temos o inglês como língua estrangeira, seja natural termos dificuldade de entender certos sotaques, afinal, "não somos nativos".  E sim, de fato é natural. Porém, é muito interessante de se ouvir David Crystal, um linguista britânico, dizendo que certa vez, em viagem pela África do Sul, teve muita dificuldade de entender o inglês de lá. E olha que ele é nativo, hein! 
Portanto, que sempre tenhamos em mente de que não existe só este ou aquele inglês, que um seja melhor ou pior que outro. Obviamente temos preferências, por inúmeras questões, deste ou daquele sotaque, deste ou daquele lugar. Mas a língua, como parte humana, se molda a cada dia e leva-se apenas semanas para que uma nova variedade de inglês comece a crescer. E que bom que é assim. Quanta riqueza linguística temos pelo mundo afora hoje. Quem sabe um dia o nosso querido Brasil se empenhe mais em sua educação e nos tornemos um desses países que tenha um inglês com suas marcas próprias!


Pros que se interessarem mais pelo assunto do inglês global, assistam ao vídeo no Youtube "World Englishes", de David Crystal (https://www.youtube.com/watch?v=2_q9b9YqGRY)




Hora de recomeçar...

Está na hora de retomar o blog. Gosto de escrever e passou-se muito tempo já sem algum post. Ele terá uma pequena alteração de conteúdos... na verdade alteração no sentido de mais assuntos, de soma. Não falarei apenas de Língua Portuguesa, como havia me proposto inicialmente. Tentarei escrever sobre diversos assuntos, como educação, línguas, Inglês e Português, crianças, sala de aula etc. Vamos ver no que dá! =)